sábado, 19 de fevereiro de 2011

Programa de inclusão digital inicia capacitação de 452 monitores no País

por Secom em 18/02/2011 20:31hs

O primeiro grupo de monitores do programa Telecentros.BR começou a participar do curso de capacitação este mês. Ao todo, 452 novos monitores serão treinados em todos os estados.O programa do governo federal tem o objetivo de promover a inclusão digital, principalmente em comunidades de baixa renda. O curso de capacitação, que vai prepará-los para atuar nos mais de dez mil telecentros do País, terá duração de 12 meses. No próximo mês, uma nova turma com 600 monitores se unirá ao programa. A previsão é que até 2012 sejam 15 mil jovens em todas as regiões.
As aulas são realizadas a distância, pela internet. No curso, eles aprendem o que são e qual a finalidade desses centros, o papel do monitor, noções sobre cultura digital, comunicação comunitária e outros temas voltados à tecnologia da informação.
Ao mesmo tempo em que são capacitados, os jovens têm como missão auxiliar os usuários dos telecentros sobre o manuseio do computador, acesso, navegação e pesquisa na web.
Para isso, por seis horas de atuação diária, receberão uma bolsa mensal que varia de R$ 241,50 a R$ 483, dependendo da localidade.
Critério - Para ser um monitor, entre outros critérios, o candidato deve estar estudando ou ter concluído o ensino médio e demonstrar interesse em trabalhos voltados à melhoria de vida nas comunidades.
O Telecentro.BR é coordenado pelos ministérios do Planejamento, Comunicações e Ciência e Tecnologia. O curso para os monitores foi construído pelos Pólos da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital. O material está disponível a qualquer interessado no endereço eletrônico www.inclusaodigital.gov.br/telecentros/rede

Nenhum comentário: