quinta-feira, 14 de outubro de 2010

OFICINAS TEMÁTICAS DE ARTE E CULTURA PARA JOVENS ATIKUM

Duda Quadros
14/10/2010

A Associação Indígena dos Produtores Agrícola do Poço da Pedra (AIPAPP), o Grupo de Jovens Kyrimbaus Atikum, com a coordenação técnica do comunicador, produtor e pesquisador cultural, Duda Quadros, os facilitadores Nilton Júnior (Pandeiro do Mestre) e Guga Santos (Quarteto Olinda), estarão neste final de semana (16 e 17 de outubro), realizando mais uma etapa das oficinas do prêmio Microprojetos Culturais de Pernambuco 2009.
A ação faz parte de iniciativa do GOVERNO FEDERAL, MINISTÉRIO DA CULTURA, PROGRAMA MAIS CULTURA, FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA e FUNDAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE PERNAMBUCO que possibilitou a realização do projeto através do Edital de julho de 2009.
Com suas atividades principais acontecendo na Aldeia do Poço da Pedra, município de Salgueiro-PE, a proposta tem como objetivo desenvolver habilidades e conhecimentos, a partir das Oficinas de Musicalidade, Confecção de Instrumentos Musicais e Cultura Popular (A formação da identidade cultural do povo brasileiro), para os jovens entre 17 e 29 anos articulados pelo GRUPO DE JOVENS KYRIMBAUS de ATIKUM.
Nestas oficinas serão elaborados projetos de ação cultural, musical e serão confeccionados os instrumentos musicais necessários para o desenvolvimento das atividades de teatro e dança já realizado por este grupo. Ocorre que os jovens sempre fizeram tudo por conta própria e possuem hoje espetáculo que contém elementos antropológicos, culturais, inovadores e são irradiadores da autonomia deste grupo que se destaca perante os demais jovens desta etnia.
As atividades decorrentes farão parte da preparação para possível realização do Seminário e Intercâmbio dos Jovens Atikum e a UFPE e seus resultados serão socializados durante apresentações no I Encontro de Jovens Indígenas Atikum, ou em momento específico a ser criado para isso com a comunidade.

Nenhum comentário: