terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Cacique Babau é libertado

O cacique Babau, foi solto nesta terça-feira (17) do presídio em Mossoró, onde era mantido sem contato com seus parentes ou familiares. Preso desde março e depois transferido de Salvador para Mossoró, de forma a ficar sem contato com familiares, amigos e com a comunidade, o líder da aldeia Serra do Padeiro, em Buerarema, no sul baiano, foi beneficiado por uma liminar requerida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia.
A situação ainda continua preocupante pois, até mesmo para anunciar sua libertação, a imprensa baiana utiliza texto com informações incorretas, na qual impera as acusações dos fazendeiros e poderosos da região,   que faz parte das Terras Tradicionais da etnia Tupinambá, fazem do cacique sem que haja qualquer contextualização dos fatos. Abaixo reproduzimos a nota original do A Tarde:

"O cacique Rosivaldo Ferreira da Silva, o Babau, foi solto nesta terça-feira (17) do presídio de Salvador, onde estava preso desde março. O líder da aldeia Serra do Padeiro, em Buerarema, no sul baiano, foi beneficiado por uma liminar requerida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia. O índio é acusado de liderar invasões a fazendas da região, praticar vandalismo, coerção, incendiar casas e atirar em quatro agricultores, além de confrontar com a polícia. Informações A Tarde."

O que mais nos chama a atenção é que, sempre ao falar no cacique Babau, repetem estes chavão das acusações que pesam sobre ele. Mas nunca se fala em quem são os responsáveis pela prisão e pelas pelejas judiciais. Não se vê os nomes que nunca poderiam constar, pois os mesmos são grandes proprietários de terras da região, políticos e agora candidatos (inclusive com cargos em setores da própria Justiça Federal). Será que por isso finalmente deram ouvidos à Comissão de Direitos Humanos? Para não verem seus nomes envolvidos em tantos absurdos no período eleitoral? Imaginem crimes contra Direitos Humanos, tais como estão sendo praticados, estampados na propaganda eleitoral dos seus opositores, que dificuldade, hein!?
Por que o jornal A Tarde não fala do irmão do cacique que foi preso com ele e que também foi transferido para Mossoró? E Gliceria Tupinamba, irmã de Babau que foi presa juntamente com seu filinho de 2 meses no aeroporto de Ilhéus, quando voltava de uma reunião em Brasília? Ela está presa em Jequié, longe de Ilheus para dificultar a assitencia da família e da comunidade. Ela passou por problemas de saúde e em consequênica disto não pode mais amamentar seu filho. Isto sim poderia ser um complento à uma notícia importante como esta da liberdade do cacique.
É preciso dizer ao mundo o que está acontecendo na Bahia! É preciso que formemos uma rede de solidariedade, assim como temos feito com os irmãos Xucuru e outras etnias que têm passado por esta estratégia absurda de desarticular o movimento de reconquista das Terras Originais e dos seus direitos: a criminalização das lideranças!
Força BABAU, coragem parentes vocês não estão sozinhos!

2 comentários:

Luciano disse...

A mesma matéria do jornal A TARDE diz que os policiais cercaram o índio por três horas na aldeia Serra do Padeiro. Todo mundo sabe que é mentira. O próprio Ministério Público verificou que os policiais invadiram a casa do cacique às 2:30, e após a prisão estacionaram em um posto de gasolina para esperar o amanhecer para justificar a ação. Na ação os policiais não se identificaram (razão pela qual o cacique resistiu inicialmente à prisão) e o agrediram na frente de sua mulher e de seu filho de 3 anos.

Duda Quadros disse...

Luciano, estas contra-informações estão em todo o histórico dos fatos. Há uma verdadeira cadeia de processos difmatórios e com obejetivo de denegrir a imagem do POvo Tupinambá, através de suas lideranças e, como Babau é o que mais se destaca, é o que mais recebe este "tratamento" pela imprensa. É preciso ficar atento, meu caro, que nada disso é de graça ou ao acaso, pelo contrário, é pensado, articulado e manipulado. Volto a dizer que acho muita coincidência o período eleitoral com a liberdade do Cacique Babau. O grupo dos políticos e donos de terra da região não "Largariam o osso" tão facilmente, não depois de tantos desmandos e de tantos atentados contra os Direitos Humanos. Incrível caríssimo é que ontem o Supremo Tribunal Federal deu a última palavra dizendo que a Lei da Ficha Limpa está valendo realmente para esta eleição. OU seja se o candidato for citado e colocado neste crime de março, pode ter sua candidatura cassada; MUITA COINCIDENCIA!