terça-feira, 24 de agosto de 2010

Xukuru envolvido em mortes, é assassinado em Pesqueira

A Coordenação Técnica Local do Recife comunica a morte do índio José Lourival Frazão, de 52 anos, conhecido como Louro Frazão, da etnia Xukuru, de Pesqueira, no Agreste pernambucano. Louro Frazão foi assassinado no dia 22, no Sítio Boa Esperança, onde morava. O indígena era acusado de matar dois índios, em fevereiro de 2003, durante um confronto entre os Xukuru de Cimbres e os de Ororobá. No mesmo episódio, ficou ferido o cacique Marcos Luidson (Marquinhos) da tribo Xukuru.
O Blog lembra que o citado "confronto" foi, na verdade uma emboscada, conforme noticia  O Globo - "Louro, como era mais conhecido, era acusado de ter matado em fevereiro de 2003 os índios Josenilson José dos Santos (Atikum) e José Ademilson da Silva (Xucuru). Eles foram mortos a tiros em uma emboscada na região agreste de Pernambuco, mas na época os índios alegaram que o alvo seria Marquinhos. A tribo está dividida, e a situação na aldeia é muito tensa."
Lembramos ainda que esta emboscada, na qual tentaram assassinar o Cacique Marquinhos, é uma das ações pelas quais o mesmo se encontra em processo de criminilazição de lideranças indígenas, através de perseguição pela justiça.
O que o Blog fica chocado é com a cobertura superficial e cheia de disfacatez, minimizando os fatos que envolvem os contextos e que este senhor que foi assaninado estava envolvido. É preciso analisar muito detalhadamente os fatos, sabe quem tinha interesse na morte deste senhor, quais são as forças que investem na desarticulação do Povo Xucuro, uma das etnias que em pouco tempo de reconquista de parte de suas Terras Tradicionais, já se tornou referencia de organização, de planejamento de osicionamento político e é hoje conhecida no mundo, porém totalmente desrespeitada por várias forças da sociedade pernambucana e brasileira.
Os fazendeiros da região nunca suportaram verem os Xucurus retomando suas terrras, organizado-se e passando a produzir e a desenvolver seu próprio planejamento local sustentável. Em pouquíssimo tempo já recuperando parte da incrível destruição da natureza que os ocupantes invasores fizeram para criar seus cavalos de raça.

Nenhum comentário: