terça-feira, 10 de agosto de 2010

Conceição das Crioulas festeja Nossa Senhora da Conceição


Conceição das Crioulas, comunidade quilombola, vizinha aos Atikum, comemora as festividades de  Nossa Senhora da Conceição, sua padroeira. 
A ligação entre o Povo Filho de Umã e o Povo Negro, tem origem ainda na época em que ambos se utilizavam das serras, das pedras e das águas, para se protegerem da perseguição dos feitores, dos colonizadores, dos escravistas.
Se os antepassados Atikum deixaram nos sítios arqueológicos suas presenças marcadas nas pinturas rupestres, assim como os fósseis de Mastodontes, Preguiças e Tatus Gigantes marcam a presença destes animais Pré-históricos, a história entre a solidariedade dos Indígenas com o Povo Negro - que chegaram a serem conhecidos como Caboclos da Serra, antes do século XIX - são provas da sobrevivência e da resistência para a preservação da cultura e da ancestralidade destes Povos Irmãos.
Assim, nós do Blog Atikum, temos o prazer de convidar todas nossos amigos e amigas,  para a culminância das suas festividades:
Segundo o site oficial do Município de Salgueiro, temos que:
A História
Segundo os moradores mais velhos, no início do século XIX, seis negras escravas que conquistaram a liberdade, chegaram à região e arrendaram uma área de aproximadamente 3 léguas (1 légua = 6 km) em quadra. Com a produção e fiação do algodão que vendiam na cidade de Flores, conseguiram pagar a renda e ganharam o direito à posse das terras. Em 1802, as crioulas receberam a escritura definitiva com o carimbo da Torre, dezesseis selos, feita por José Delgado, escrivão do cartório de Flores. História contada nos mais diversos sítios, ligando a identidade da comunidade de Conceição das Crioulas à descendência das suas fundadoras, que pelo trabalho tomaram a iniciativa de legitimar o terreno, antes mesmo dos homens que também aqui chegaram. Um deles chamado Francisco José, fugido da guerra, trouxe na bagagem uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Ao encontrar-se com as crioulas, tiveram a idéia de construir uma capela e tornar a santa sua padroeira. Surgindo daí o nome do povoado: Conceição das Crioulas.
Os Quilombolas
A identidade de "remanescente dos quilombos" está intrinsecamente relacionada à origem das crioulas e às relações de cooperação entre os sítios que formam a comunidade. A descendência de determinadas famílias tradicionais é sempre resgatada de forma a confirmar o pertencimento e a participação na história de Conceição das Crioulas. Ao contrário de outras comunidades negras que ainda lutam pelo reconhecimento como "remanescente de quilombos", em Conceição não se utiliza elementos que reportem à condição de escravos. Sempre a imagem das crioulas lembra o poder da autonomia e a articulação entre os sítios, reforçando o sentido de unidade e sua capacidade político-organizativa. Tudo isso torna o povo de Conceição ciente da sua condição e do seu papel na sociedade, trazendo comprometimento com a construção de um novo futuro para a comunidade quilombola.


Nenhum comentário: