segunda-feira, 8 de março de 2010

Começam as Pré-conferências Setoriais de Culturas Populares e Culturas Indígenas

Evento acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e reunirá mais de 150 representantes de cada segmento.

As Culturas Populares e as Culturas Indígenas terão, pela primeira vez, colegiados setoriais específicos no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), instância onde são discutidas e aprovadas as políticas públicas culturais do Governo Federal. Quinze representantes da sociedade civil, de cada segmento, serão eleitos para compor os Colegiados Setoriais durante as Pré-Conferências Setoriais, que acontecem de 7 a 9 de março, em Brasília, e são a última etapa prévia à II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), realizada também na capital federal, entre os dias 11 e 14 de março.

Para o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo Córdula, a eleição dos representantes de Culturas Populares e Culturas Indígenas para integrar o CNPC, representa “a consolidação da participação desses segmentos na institucionalização e elaboração das políticas culturais”.

As Pré-Conferências de Culturas Populares e Culturas Indígenas, realizadas pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID), têm caráter mobilizador, reflexivo, propositivo e, além de escolher os delegados para a etapa nacional da II CNC e eleger os novos membros dos Colegiados Setoriais, discutirão as diretrizes, ações e a Minuta dos Planos Setoriais de Culturas Populares e de Culturas Indígenas. Os novos membros dos Colegiados exercerão mandato referente ao biênio 2010/2011.

A abertura do evento aconteceu neste domingo, às 19h, no Museu Nacional Honestino Guimarães (Museu da República), na Esplanada dos Ministérios, e contou com a participação do Ministro da Cultura Juca Ferreira.Em seu discurso de abertura das Pré-Conferências Setoriais, Juca Ferreira destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Diversidade e da Identidade Cultural para a promoção da cultura dos ciganos, dos povos indígenas, dos deficientes e das crianças, entre outros e, na véspera do Dia Internacional da Mulher, pediu que a SID crie projetos voltados para a mulher.

O Ministro da Cultura lembrou ainda que é a diversidade cultural que faz do Brasil “o maior caldeirão cultural. Não importa se é cigano, índio ou negro. E, pela primeira vez, podemos dizer que temos orgulho dessa diversidade”, afirmou Juca Ferreira para um auditório lotado do Museu da República. “Por muito tempo acompanhamos o sofrimento dos povos indígenas com os seus colonizadores e, quando cheguei no ministério, os indígenas não faziam parte da nossa política cultural. E enquanto o Brasil despreza o conhecimento dos indígenas, a indústria se apropria desses conhecimentos para gerar lucro”, criticou Ferreira. Ele lembrou ainda que o MinC tem que fortalecer a sua política de apoio aos mestres das Culturas Populares que, na sua opinião, ainda “morrem em estado de miséria absoluta”.

Mais de mil representantes de 14 setores artísticos estão reunidos nas Pré-Conferências Setoriais de Cultura. As atividades começaram na manhã desta segunda-feira, dia 8, e acontecem nas tendas armadas no gramado central da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Museu da República.
Acesse:

Heli Espindola - Comunicação/SID

Nenhum comentário: