quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Secretaria de Cultura vai iniciar seleção para o Centro de Música


Foto: Héliton/Laborart
As inscrições para o Centro de Música Maestro Ivalter ultrapassaram as expectativas da Prefeitura de Salgueiro.Foram mais de mil alunos inscritos, incluindo as áreas urbanas e rural, a exemplo do núcleo de Conceição das Crioulas. A Secretaria de Cultura e Esportes realiza até o dia 30 deste mês o processo de seleção para ocupação das vagas disponíveis.
Os critérios de avaliação serão baseados a partir da percepção melódica e rítmica do avaliado que será submetido a uma mesa julgadora composta pelo coordenador do Centro de Música, Carlos Antônio Malaquias. Os inscritos que ainda não foram convocados devem aguardar pelo correio uma carta com a data e o horário de sua seleção. O resultado da avaliação vai estar disponível no site da Prefeitura no dia 31 de janeiro. As aulas começam no dia 7 de fevereiro e terão duração de três anos.
Do popular ao erudito, o Centro de Música de Salgueiro vai desenvolver as habilidades de jovens músicos, preparando-os tecnicamente para executar um instrumento. Segundo a secretária de Cultura e Esportes, Eliane Alves, as aulas teóricas e práticas ocorrerão em três turnos. Os alunos terão acesso a 63 instrumentos como sax, clarinete, flauta transversal, teoria musical, solfejo, trompete, bombardino, tuba, piston, trombone de vara, teoria musical, solfejo, sanfona, teclado, percussão, bateria, violão e canto.
“O Centro de Música, além de resgatar, valorizar e preservar a autenticidade da cultura nordestina entre as novas gerações vai introduzir os jovens na cena musical, capacitando e formando novos talentos”, observa a secretária.

A Associação Indígena dos Produtores Agrícola do Poço da Pedra (AIPAPP), o Grupo de Jovens Kyrimbaus Atikum, com a coordenação técnica do comunicador, produtor e pesquisador cultural, Duda Quadros, os facilitadores Nilton Júnior (Pandeiro do Mestre) e Guga Santos (Quarteto Olinda), participaram as oficinas do prêmio Microprojetos Culturais de Pernambuco 2009.  A ação faz parte de iniciativa do GOVERNO FEDERAL, MINISTÉRIO DA CULTURA, PROGRAMA MAIS CULTURA, FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA e FUNDAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE PERNAMBUCO.
Dentro das Oficinas Temáticas aconteceram as de musicalidade e confecção de instrumentos musicais. Foram 23 horas de total imersão na qual se pôde sentir a veia musical e rítmica dos jovens Atikum. Agora o grupo é possuidor de intrumentos como alfaia, bombinho, ganzás, matracas e pandeiro.
A musica é um importante investimento que se pode fazer junto à juventude e seus resultados positivos para as pessoas, as comunidades e a sociedade podem ser estimados em várias dimensões como a da emoção, da espiritualidade, da subjetividade, da coletividade e do autoconhecimento.
Esperamos que os jovens Atikum sejam bem sucessidos na seleção para o Duda Quadros

Nenhum comentário: