terça-feira, 23 de novembro de 2010

Colegiado aprova texto sobre cultura e educação indígenas

Além de aprovar o plano setorial de Culturas Indígenas na quinta-feira, 18, o colegiado do setor aprovou também texto com recomendações sobre a cultura e a educação indígenas a ser enviado para os gestores do Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC).
Segundo o texto, o Colegiado Setorial de Culturas Indígenas “requer um diálogo mais aproximado dos setores responsáveis pela elaboração e implantação das políticas educacionais visando aprofundar o debate e a reflexão sobre o papel das escolas indígenas na vida dos povos indígenas e no fortalecimento de suas culturas”.
Para Dora Pankararú, membro do colegiado, o “projeto pedagógico tem que ser baseado na comunidade e não na grade curricular do não indígena”. Para tanto o texto recomenda “uma maior articulação entre as políticas educacionais desenvolvidas pelo MEC e as políticas culturais realizadas pelo MinC otimizando esforços para atender as expectativas e demandas dos povos indígenas por uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural e bilíngue.
Segundo Rita Potiguara, também membro do colegiado, “o documento vai ser um subsídio para a construção das diretrizes curriculares da educação indígena já que uma das funções da escola é fortalecer a relação entre educação escolar e as culturas”.

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