sexta-feira, 9 de abril de 2010

Colegiados de Culturas Indígenas e Populares discutem Regimento Interno e pauta de trabalho em sua primeira reunião

Os novos membros dos Colegiados Setoriais de Culturas Indígenas e Culturas Populares do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), eleitos na etapa setorial da II Conferência Nacional de Cultura, no início de março, em Brasília, se reuniram, pela primeira vez, nessa terça-feira, dia 6, em Brasília. Os representantes da sociedade civil dos dois Colegiados discutiram minutas dos Regimentos Internos que serão aprovados na próxima reunião, em maio, depois, encaminhados ao Plenário do CNPC e, posteriormente, submetidos à aprovação do Ministro do Estado da Cultura.
O Colegiado de Culturas Indígenas aprovou também as pautas que serão discutidas na próxima reunião, que acontecerá no dia 13 de maio, e estão relacionadas à elaboração do Plano Nacional de Cultura Indígena e à criação do Fundo Setorial da Diversidade. Os conselheiros discutirão ainda, no próximo encontro, as pautas pendentes do Grupo de Trabalho de Culturas Indígenas, criado no âmbito da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) do Ministério da Cultura, e da Subcomissão de Cultura e Comunicação da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI).
Já o Colegiado de Culturas Populares discutirá as propostas de ações, metas e diretrizes para o Plano Nacional de Culturas Populares por meio do sistema Web. As propostas serão aprovadas na próxima reunião do Colegiado, que também será realizada no dia 13 de maio.
A eleição dos dois membros representantes dos Colegiados no plenário do CNPC acontecerá no próximo encontro devido a ausência de alguns conselheiros, ocasionada pelas enchentes no Rio de Janeiro, que prejudicaram o tráfego aéreo nos aeroportos da região Sudeste.
“Os Planos Setoriais para as Culturas Indígenas e Populares serão um desafio maior, porque os segmentos começarão agora essa articulação institucional”, afirmou o secretário Américo Córdula, da SID/MinC, na abertura da reunião.
Ele destacou também a importância da participação dos novos membros no CNPC. “Estar no Conselho é ocupar um espaço político muito importante para o segmento”, lembrou ele. Ainda de acordo com o secretário, os novos membros do colegiado têm um papel fundamental na discussão e na construção de políticas públicas de cultura de um modo geral, e não só relativas aos seus segmentos.
Os membros dos novos Colegiados participaram também, nesta quarta-feira, dia 7, de uma agenda política no Congresso Nacional, juntamente com os membros dos outros seis colegiados do Ministério da Cultura, recém empossados. Os representantes dos dois segmentos integram ainda, como convidados, a 9ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais, que começou hoje e vai até amanhã na Academia de Tênis de Brasília.

(Heli Espíndola-Comunicação/SID)
Telefone: (61) 2024-2379
E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br
Acesse: www.cultura.gov.br/sid



Nenhum comentário: