segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cacique Babau é transferido para presídio do Rio Grande do Norte

Esta é a notícia divulgada no jornal bahiano e que, de qualquer forma replicamos aqui no blog, pois o fato é que o Cacique Babau da Tribo Tupinambá, que estava preso na Polícia Federal de Salvador, foi transferido para Mossoró, ficando totalmente isolado. Se já estava impossibilitada de receber visitas, agora ele ficará sem nenhuma possibilidade de contato com a família e  com o resto da tribo. Há companheiros comparando esta estratégia com as que eram utilizadas no tempo da ditadura civil/militar, onde presos políticos eram exilados ou "desaparecidos" para abafar os movimentos e as ações em torno de suas atividades.
Já foi dito anteriormente que quem está jugando este caso é um juíz do sul da bahia (vejam a postagem anterior neste blog), o qual é proprietário de terra na região, e a influência de outros grandes fazendeiros inclusive políticos estão presentes a todo momento, nos processos que envolvem questões relevantes ao caso. Não bastasse há ainda a descoberta, por parte de grupos que acompanham estes acontecimentos, de que o vice de Geddel Vieira Lima é dono de uma mineradora, que tenta fazer um mega sistema de extração no sul da Bahia, onde o mesmo passa por essas terras indigenas em questão, vemos assim como este caso é sério;

Quem  tiver contato com algum movimento de Mossoró, da Bahia, Nacional e Internacional tente faça essa divulgação, é muito importante!


Segue a notícia:

Bruno Villa | Foto: Liliana Peixinho/Divulgação
Depois de passar pela carceragem da delegacia de Ilhéus, no sul do estado, e da superintendência da Polícia Federal em Salvador, o próximo destino do tour penitenciário do cacique Babau é o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para onde foi transferido ontem.

Babau foi preso em fevereiro durante operação da Polícia Federal
Babau é o apelido do índio Rosivaldo Ferreira da Silva, líder da aldeia tupinambá Serra do Padeiro. O irmão do cacique Givaldo Jesus da Silva, conhecido como Gil, que também estava detido na superintendência, foi transferido junto com Babau.
O índio está preso sob acusação de cometer diversos crimes em 2008. Entre as acusações estão tentativa de homicídio, bloqueio de rodovias, depredação de bens públicos e ameaças de morte feitas a fazendeiros da região de Buerarema e Una, Sul do estado. A aldeia está localizada entre as duas cidades.
O cacique também é acusado de incendiar casas e atirar em quatro agricultores da Fazenda Serra das Palmeiras em fevereiro. Apesar do mandado de prisão contra o cacique ter sido expedido em agosto do ano passado, ele só foi preso em fevereiro, em operação realizada pela Polícia Federal na aldeia Serra do Padeiro.

À ocasião, o índio resistiu ao cerco e a prisão feita por 10 policiais por três horas. Babau permanecerá custodiado no presídio federal de Mossoró à disposição da Justiça

Veja também:
Tupinambás são proibidos de visitar o cacique Babau na sede da PF
Justiça nega pedido de habeas corpus para cacique Babau

Nenhum comentário: