quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Encerramento do Encontro Guarani

A solenidade oficial de encerramento do Encontro dos Povos Guarani da América do Sul (Aty Guasu Ñande Reko Resakã Yvy Rupa) ocorreu na sexta-feira (5) na aldeia Tekoha Añetete, no município de Diamante D’Oeste, no Paraná. Na ocasião, foi apresentado o documento final do Encontro. Elaborado pelos próprios indígenas e resultado dos dois dias de debates entre os 800 participantes, o documento exige a garantia de punição contra a discriminação, o preconceito e a violência praticados contra os Povos Guarani. O Encontro dos Povos Guarani da América do Sul foi organizado e protagonizado pelas lideranças indígenas de quatro países: Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina, e contou com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira.

O Blog se solidariza com os irmãos GUARANI e reafirma a urgente e necessária punição contra toda e qualquer discriminação, preconceito e violência. Isso vale para todos seres humanos em qualquer lugar do mundo. Em nossa realidade do nordeste brasileiro, inseridos e obrigados que somos a estar em convivencia direta com os municípios, é lá que, como índios sofremos discriminação e é por isso que os Atikum se colocam a favor da causa dos irmãos Guarani.

O blog, que atua no sentido de comunicar, informar e dialogar, se coloca também como ferramenta de espaço de discussão e propõe que sempre busquemos a liberdade e a autonomia dos Povos Indigenas como objetivo maior.

Duda

2 comentários:

Océlio Teixeira de Souza disse...

Grande Duda, parabéns pelo blog e obg por seguir o meu. Caso queira publicar algum texto sobre cultura popular, festas populares, etc, me envia que publico no meu blog. Abç fraterno.

Duda Quadros disse...

Professor Océlio,

Para nós é uma honra tê-lo em nosso blog. Sua atuação no Ceará é guia para nosso trabalho. Estamos em fase de construção de oficinas temáticas sobre arte e cultura com os jovens Atikum e, em breve, iremos sim postar algo em seu blog.
Abraços fraternos!!