quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MARCHA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ÍNDIO TAPEBA - CARTA CONVITE

Amigos e amigas do Povo Tapeba
Reportamos-nos através do presente, para informar que no próximo dia 03 de outubro estaremos realizando a 6ª Edição da Marcha em comemoração ao Dia do Índio Tapeba celebrado nesta mesma data. O evento faz parte do calendário político do Povo Tapeba e do Calendário das Escolas Indígenas Tapeba. Nos anos anteriores a marcha que reunia cerca de 2 mil participantes indígenas e apoiadores se concentravam na sede do distrito de Capuan e se dirigia ao destino final no Terreiro Sagrado dos Pau-Branco na Aldeia Lagoa dos Tapeba.
Aproveitamos a oportunidade para convida-los( as) a participar junto ao nosso povo deste importante momento.

A marcha celebra o aniversário de morte do 1º Cacique Tapeba ´´Cacique Perna-de-pau` ` e tem por objetivo dar visibilidade a resistência do Povo Tapeba em Caucaia e no Ceará, bem como de garantir a interação junto a sociedade envolvente, abordando temas de relevante interesse da comunidade e manifestando a opinião da comunidade acerca de intervenções que vem afetando nosso povo. Neste ano, em virtude de um contexto fortemente desfavorável no que tange o processo de Demarcação da T.I Tapeba, a organização local resolveu expandir a marcha para dar maior visibilidade. Definiu-se por tanto que a marcha deverá ocorrer no centro do município de Caucaia. Na oportunidade, nosso povo estará fazendo um ato público na praça da matriz desse municipio (sede do antigo aldeamento N.Sra. dos Prazeres) lançando a Campanha pela Demarcação da T.I Tapeba. Nessa edição, o povo Tapeba levantou como tema ´´A Demarcação da T.I Tapeba`` e como Lema ´´Preservar o Meio Ambiente para garantir nossa reprodução física e cultural``.

A Campanha pela Demarcação da T.I Tapeba é uma iniciativa que prevê a realização de inúmeras atividades políticas, a fim de sensibilizar as autoridades brasileiras e lideres de outros paises da importância da demarcação da T.I Tapeba objeto de procedimento administrativo que perdura cerca de 30 anos. O ato público prevê ainda a apresentação de um livro que arrecadará 100 mil assinaturas de apoio à demarcação. Estamos contando com as presenças de parentes de outros povos indígenas do Ceará e de outros estados, representantes de instituições que atuam junto aos povos indígenas, entidades indigenistas e demais apoiadores que militam junto ao movimento indígena em nosso estado e nosso país.

Contamos com a presença de todos e todas.

Horário: Concentração a partir das 8 horas
Local: Praça da Igreja Matriz de Caucaia - N. Sra. dos Prazeres (Av. Edson da Mota Correia com Rua 15 de Novembro,Caucaia - Região Metropolitana - Ceará)
Contato: Weibe Tapeba: weibetapeba@ yahoo.com. br

O blog Atikum da Gameleira, divulga e está em sitonia com os parentes cearenses. Principalmente por que a afirmação deste povo é muito importante. No Ceará houve decreto pela (ainda na época imperial)Assembléia Estadual, afirmando que oficialmente não havia mais índios no Estado. Os Tapebas sofrem constante pressão por parte de grandes empresários e políticos ligados aos interesses econômicos, em detrimento dos direitos humanos e sociais. Sempre são massacrados em sua cultura, seus costumes, sua etno-religiosidade, pois querem que eles sejam considerados aculturados, não-índios... Aluta é muito grande e estamos juntos. Quem não puder estar presente que se ligue espiritualmente aos irmãos Tapeba. Que os Encatados de Luz atuem em muita força para todos nossos parentes, índios brasileiros e nordestinos.



Nenhum comentário: