quinta-feira, 24 de junho de 2010

Curso para monitores de telecentros tem 18 mil bolsas

por Secom em 23/06/2010 20:00hs

Um total de 18 mil bolsas serão concedidas para capacitação de monitores de centros públicos de acesso à internet (telecentros).


Foto: Governo do Estado do Rio Grande do Norte Cada bolsista terá que cumprir 30 horas semanais dedicadas ao curso de formação com duração de 1 ano




O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23), pela coordenadora executiva do programa no Ministério do Planejamento, Cristina Mori, na IX Oficina para Inclusão Digital. O evento acontece até quinta-feira (24), em Brasília. Os cerca de 10 mil telecentros, agrupados nas 63 propostas selecionadas pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR), vão abrigar os bolsistas
Serão disponibilizados dois tipos de bolsas: uma de R$ 483,01 e outra de R$ 241,50. O valor do benefício vai depender da região onde se localiza o telecentro. “Quando discutimos o valor da bolsa, descobrimos que, em algumas comunidades carentes, isso poderia causar um impacto econômico indesejável. Então decidimos dividir esse valor em dois, duplicando o número de bolsas” explicou Cristina Mori.
Cada bolsista terá que cumprir 30 horas semanais dedicadas ao curso de formação com duração de 1 ano (480 horas). Os bolsistas selecionados não podem ter parentesco com os coordenadores dos telecentros.
Os benefícios serão concedidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A seleção dos candidatos será feita pela coordenação de cada projeto, com jovens de idade entre 16 e 29 anos, preferencialmente da comunidade do telecentro.
“Queremos que o processo de seleção dos bolsistas seja o mais transparente possível, respeitando os princípios de moralidade e impessoalidade. O ideal é que o período de seleção fique aberto para os candidatos por 30 dias”, ressaltou a coordenadora. Cristina Mori também informou aos participantes do evento que as bolsas não podem ser usadas para cobrir os custos operacionais dos telecentros, como contas de luz e água. “A bolsa é para o bolsista”, frisou.
Seleção – Os projetos selecionados pelo programa foram publicados no Diário Oficial da União no dia 27 de abril deste ano. O edital foi aberto em fevereiro deste ano. Foram inscritas 1.071 propostas, com abrangência de 14.925 telecentros, entre novos e em funcionamento. Desse total, foram selecionadas 63 propostas que preveem apoio a 3.514 telecentros em funcionamento e 6.508 novos, dos quais três mil devem abrir as portas para a população ainda em 2010.
O primeiro termo de cooperação técnica do programa com as instituições selecionadas foi assinado na última terça-feira, 22, na IX Oficina para Inclusão Digital. As instituições receberão mobília, equipamentos de informática - novos e recondicionados -, conexão à internet banda larga, cursos de formação e bolsas para monitores. A expectativa é de que os laboratórios sejam entregues aos responsáveis pelas propostas selecionadas entre 60 e 90 dias.
Os demais telecentros selecionados pelo programa devem entrar em funcionamento até junho de 2011. O governo também estuda a possibilidade de abrir uma nova seleção para que as instituições que ficaram fora nessa primeira fase possam ser atendidas.

Nenhum comentário: