sábado, 5 de dezembro de 2009

Projeto Quiosque do Cidadão chegará a todas as aldeias do Parque Indígena do Xingu

O projeto de inclusão digital Quiosque do Cidadão será implantado, no próximo ano, nas 13 aldeias do Parque Indígena do Xingu e nos dois postos indígenas da reserva localizada no norte de Mato Grosso. Atualmente o Quiosque está em funcionamento nas aldeias das etnias Xingu Yawalapiti, Kamayurá, Kuikuro e Awra, além do Posto Leonardo.
O anúncio da implantação das novas unidades foi feito durante a 8ª Oficina de Inclusão Digital, realizada entre 24 e 27 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Representantes de todas essas regiões beneficiadas pelo projeto, num total de 11 pessoas, estiveram presentes. Criado em 2001, o projeto Quiosque do Cidadão conta hoje com 102 unidades nos estados do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.

No evento, foram discutidos temas como elaboração e gestão de projetos comunitários; iniciativas, barreiras e propostas para prestação de serviços públicos pela internet; recondicionamento de computadores, entre outros.

Por meio do Plano Nacional de Apoio a Inclusão Digital das Comunidades (projeto telecentros.br) serão instalados computadores e internet em todas as aldeias do Alto Xingu. O projeto Quiosque do Cidadão é que irá coordenar a implantação dos equipamentos.

Voltado para comunidades carentes e escolas públicas, o projeto propicia a inclusão digital de áreas isoladas por meio de computadores instalados em locais de fácil acesso da população. Os equipamentos, conectados à internet banda larga, operam com softwares livres e são abastecidos com programas de conteúdos educativos e ligados à cidadania (prevenção às drogas, a doenças transmissíveis, ao alcoolismo etc).

É exatamente essa a grande contribuição do avanço tecnológico junto Às comunidades indígenas e À população em geral. Acesso ao conhecimento. Isso com apoio técnico para viabilizar a criação, desenvolvimento e a gestão de projetos que tenham como premissas a autonomia desses povos e das suas culturas.

Duda Quadros.

Nenhum comentário: